Tudo o que Você Precisa Saber Para Começar a Correr

Correr é uma atividade física extremamente benéfica à saúde, auxiliando não só na perda de peso, como também no alívio do estresse, fortalecimento muscular, prevenção de doenças, controle do colesterol, entre outros benefícios. Também durante a corrida o corpo libera grandes quantidades de endorfina, hormônio responsável pela sensação de bem-estar, além de ajudar a melhorar o raciocínio e a memória.Começar a correr, porém, não se resume apenas a colocar um tênis e sair pelas ruas. Na verdade, a atividade demanda planejamento e disciplina para que se possa aproveitar os benefícios que o exercício proporciona e evitar problemas e complicações. Se a pessoa não estiver preparada para se exercitar, pode acabar desenvolvendo lesões, dores musculares e até mesmo agravar problemas cardíacos preexistentes.

É recomendável que quem deseja começar a correr, especialmente pessoas sedentárias ou com doenças crônicas, faça exames médicos para garantir que esteja apto a praticar exercícios sem riscos à sua saúde. Com isso, fica muito mais fácil e seguro traçar um treinamento ideal para cada um.

Isso feito, é hora de se planejar e adaptar sua rotina. Pensando nisso, confira a seguir tudo o que você precisa saber para começar a correr e se tornar uma pessoa mais ativa, disposta e saudável.

Faça Treinos de Adaptação

Como dissemos, praticar corrida não se trata de simplesmente sair correndo por aí o máximo que conseguir. Para começar corretamente e se manter livre de lesões, o ideal é alternar momentos de caminhada com pequenos piques de corrida, aumentando-os gradualmente. Os primeiros treinos devem ter como foco a duração, e não a intensidade. Isso vai ajudar o praticante a adquirir condicionamento físico e fortalecer os músculos e o sistema cardiorrespiratório.  

Comece seus treinos com uma caminhada moderada de 30 minutos até sentir que esteja preparado para iniciar as trotadas. Uma boa dica na fase de adaptação é adotar o sistema de proporção corrida/caminhada. Alterne um minuto de trote com quatro de caminhada. Conforme for ganhando condicionamento, aumente a proporção até que consiga intercalar trotes com corrida e siga assim até que consiga correr sem parar.

Respeite os Limites do Seu Corpo

O objetivo da corrida é trazer benefícios à saúde e entrar em forma sem se machucar. É comum se empolgar no início dos treinos e tentar forçar seus próprios limites. E é justamente isso que causa lesões, fadiga e problemas musculares e de articulação nos corredores iniciantes.

Outra boa dica é monitorar a frequência cardíaca, controlando-a e medindo os esforços para que ela não suba tanto. Conforme os treinos evoluem, é natural que a pessoa consiga aumentar a intensidade sem que a frequência dispare. Por isso, quando sentir a necessidade de diminuir o esforço, ouça seu corpo. Faça pequenas pausas ou caminhe um pouco antes de voltar a correr. Lembre-se de que o objetivo aqui é seu bem-estar.

Exercite-se com Frequência e Evite Exageros

Outro erro muito comum dos praticantes de corrida é cair na armadilha de correr todos os dias. Correr é uma atividade física desgastante e de muito impacto e, por isso, o corpo precisa de descanso para se recuperar de todo o esforço físico. Caso contrário, o corredor poderá desenvolver lesões e dores que podem prejudicar o andamento e a continuidade dos treinos.

A frequência deve ser contínua para sempre manter o condicionamento e a evolução. Procure se exercitar ao menos três vezes na semana. Tanto os músculos quanto o sistema cardiorrespiratório se adaptam mais rapidamente se a frequência de atividades físicas for constante. Por outro lado, a falta de constância aumenta o risco de lesões e impede ganhos na performance do corredor.

Alimente-se Adequadamente

Corrida é uma atividade física aeróbica que demanda muito energia do organismo. Para treinar bem, é essencial uma alimentação balanceada, garantindo a energia necessária para o exercício e evitando complicações, como queda de pressão ou da glicemia.

Por isso, nunca corra em jejum e coma alimentos leves e nutritivos antes do treino. Uma dica importante é comer alimentos que contenham carboidratos de fácil absorção, como pães e massas. Apesar de seres vistos como os vilões de muitas dietas, eles são fontes importantes de açúcares necessários para o organismos produzir energia.

E não esqueça de se hidratar! Beber água é essencial antes, durante e, especialmente, depois do treino. Se seus treinos duram menos que uma hora, evite bebidas isotônicas. Elas têm grande quantidade de açúcar, além de conter muitos componentes artificiais, sendo indicadas para corredores de maior gasto energético.

Escolha um Bom Tênis de Corrida

Correr é um exercício barato, uma vez que é uma atividade que pode ser realizada ao ar livre e o equipamento necessário e simples. Roupas confortáveis e um bom par de tênis são o suficiente para começar os exercícios.

Mas isso não significa que se deva escolher qualquer tênis. Calçados velhos e inapropriados podem trazer complicações para o corpo, como dores, lesões e até problemas na coluna e articulações. Por isso, escolha tênis novos e próprios para corrida. Eles devem ser confortáveis, ter solado macio e boa capacidade de absorção de impactos.

Outra dica importante é conhecer seu tipo de pisada, por meio de uma avaliação postural ou uma visita ao ortopedista. Isso vai ajudar a escolher o equipamento mais apropriado, que corrija possíveis desvios e melhore o desempenho e o conforto na corrida. Por fim, o ideal é que o par de tênis seja trocado a cada 500 quilômetros percorridos, mais ou menos.

A Sport Tennis possui uma completa linha de produtos voltados para corredores. São centenas de opções na linha running, como roupas, acessórios e tênis de todas as marcas, específicos para a prática da corrida. Lembre-se de que o modelo ideal não é o mais caro, mas o que se adequa melhor às suas necessidades e proporciona conforto, durabilidade e segurança durante os exercícios.

Corrida é uma atividade com ótimos resultados para a saúde mental e física dos praticantes dessa modalidade. Essa é uma atividade barata, democrática e acessível. São precisos apenas alguns cuidados para que os exercícios ocorram da melhor maneira possível, de forma saudável e sem comprometer a saúde e o bem-estar dos corredores.

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