HEXA: HAJA CORAÇÃO

Durante esta temporada você pode acompanhar em nossas redes sociais curiosidades sobre a copa do mundo e a seleção que “todo mundo tenta, mas só o Brasil é penta” rumo ao tão esperado hexacampeonato. Além disso, você pode baixar aqui nossa tabela para os jogos que estarão acontecendo.

Hoje, às 11:30h (horário de Brasília) houve a abertura da Copa do Mundo 2018, na Rússia. A cerimônia (comparada com os anos anteriores) foi mais resumida, apenas 30 minutos precedentes ao jogo inaugural que teve uma goleada de 5×0 do país-sede contra a seleção da Arábia Saudita.

Goleada em Copa do Mundo ainda nos traz um gosto amargo na boca, mas muito maior do que aquele dia, são as cinco estrelas que carregamos no peito. Que tal relembrarmos um pouco de cada uma delas?

Copa do Mundo FIFA 1958 – Suécia

Nem tão acreditado assim, a seleção brasileira fez a façanha de chegar a final do campeonato e, nada menos, contra a seleção do país-sede. O time de Pelé e Garrincha não se abateu com o primeiro gol da partida vindo da Suécia e apesar de uma partida muito difícil, o estádio inteiro aplaudiu o Brasil, pela primeira vez campeão, num placar de 5×2.

 

Copa do Mundo FIFA 1962 – Chile

O Brasil e a Tchecoslováquia já haviam se enfrentado naquele mundial com o final do jogo em 0x0, o que quando decidido nas semifinais as seleções que se enfrentariam para conquistar a taça, já se sabia que seria uma partida árdua. Com quase 70 mil espectadores Amarildo, Zito e Vavá garantiram um gol cada (contra um único gol da seleção adversária) e trouxeram para o Brasil a segunda estrela da seleção.

Copa do Mundo FIFA 1970 – México

Duas Bicampeãs se enfrentando em um jogo que decidiria qual delas teria uma terceira estrela estampada no peito. Aos 18min, Pelé mostrou porque viria a ganhar a Bola de Ouro daquele ano e garantiu o primeiro gol do Brasil na partida. Gérson, Jairzinho e Carlos Alberto também não estavam para brincadeira e resultaram numa partida de 4×1 da Itália.

 

 

 

Copa do Mundo FIFA 1994 – Estado Unidos

Mais uma vez Brasil e Itália se enfrentaria para decidir um desempate de estrelas. As duas seleções tricampeãs, fizeram história naquele jogo pois além de uma delas acabar se tornando a única tetracampeã, foi a primeira final do torneio mundial que se concluiria em cobrança de tiros livres na marca do pênalti. Depois de um hiato de 24 anos, a seleção brasileira volta a ganhar o titulo de melhor do mundo em um placar de 0(3)x0(2).

 

Copa do Mundo FIFA 2002 – Coréia do Sul e Japão

Brasil contra quem? Isso mesmo, Alemanha. Mas dessa vez, apesar de uma partida não muito fácil, Ronaldo Fenômeno – o ganhador da categoria Chuteira de Ouro da FIFA – somou mais dois pontos daquela partida para se tornar o artilheiro do mundial naquele ano. Assim, com o jogo em 2×0 o Brasil se torna pentacampeão.

 

Cinco estrelas não é para qualquer um! A seleção brasileira vem de uma boa fase onde foi a primeira a se classificar para o mundial desde ano, mantendo o titulo (junto com aquela que não se deve pronunciar o nome) de nunca ter falhado nos jogos eliminatórios. Além disso, dos oito países que já conquistaram ao menos 1 vez a Copa do Mundo, apenas Brasil e Inglaterra nunca tiveram que participar da repescagem.

Baixe aqui sua Tabelinha da Copa 2018

Compartilhar: