Como Escolher o Tênis Certo Para a Corrida?

A corrida vem ganhando cada vez mais adeptos em todo o Brasil. Além de todos os benefícios que essa prática por trazer para a saúde, trata-se de uma atividade extremamente em conta, já que o corredor precisa somente de roupas adequadas e um bom par de tênis. Porém, esse último merece uma atenção especial.

O calçado é peça fundamental na vida de quem pratica corrida, seja na esteira ou ao ar livre. O tênis adequado não melhora somente o conforto, mas também é essencial para otimizar o desempenho e evitar lesões e desconfortos. No entanto, vale ressaltar que a escolha do calçado não passa apenas por questões estéticas ou pelo sistema de amortecimento. Cada corredor possui característica únicas, que precisam ser levadas em consideração no momento da compra.

Pensando nisso, hoje trazemos os principais pontos que você deve ter em mente para o escolher o tênis certo para a corrida.

Pisada

Como dissemos, cada praticante tem seus próprios atributos físicos. Um deles, e talvez o principal para a corrida, é saber qual o seu tipo de pisada: normal, supinada ou pronada. Para conhecê-la, visite um especialista, como ortopedista ou fisioterapeuta. Se preferir uma opção mais prática, observe a sola dos seus calçados e verifique quais áreas estão mais desgastadas.

Para explicar brevemente, caso o solado esteja gasto na parte de fora do tênis, na lateral e no calcanhar, sua pisada será supinada ou neutra. Se o desgaste for na parte interna da forma, provavelmente sua pisada é supinada.

Formato do Pé

Assim como a pisada, o formato dos pés varia de corredor para corredor, cada um com sua particularidade. Você tem pés chatos, largos ou com arcos elevados? Vale frisar que os pés não variam apenas em comprimento, mas também em largura e forma. Por isso, hoje existem tênis de diversos formatos – mais largos na lateral, mais folgados na frente, etc.

Na hora da escolha, consulte uma loja especializada, que poderá fornecer todas as características de cada calçado e auxiliar você na melhor escolha. O ponto-chave aqui é o conforto. O tênis não pode estar nem apertado nem folgado demais.

Peso

O tênis ideal para um corredor de 60kg dificilmente será adequado para um corredor de 90kg, por exemplo. Quando corremos, o impacto gerado a cada pisada corresponde a mais de três vezes ao peso do nosso corpo. É uma onda que se propaga do calcanhar até o topo da coluna vertebral.

Sendo assim, praticantes de corrida com mais de 80kg devem priorizar calçados com um bom sistema de amortecimento e que ajude a reduzir o impacto de cada pisada.

Terreno e Tipo do Treino

O local do treino também deve influenciar na escolha do tênis certo para a corrida. Quem corre na rua não usará o mesmo calçado de quem treina na esteira ou em trilhas. O corredor que treina em pisos mais duros, como concreto e asfalto, deve procurar tênis com melhor capacidade de amortecimento, uma vez que esses terrenos devolvem todo o impacto da pisada ao corpo.

Já quem treina em meio à natureza, em trilhas ou estradas de chão, deve optar por calçados propícios a esses ambientes, que forneçam mais estabilidade e aderência e evitem escorregões e torções. Por fim, quem corre em esteiras pode escolher tênis mais leves e com sistemas de amortecimento mais simples, já que não há o risco de superfícies irregulares ou pisos muito duros.

Outro aspecto importante a ser levado em consideração na hora da escolha é o tipo de treino. Corredores velocistas podem optar por tênis mais leves e que garantam uma melhor performance. Já para quem fará trajetos de longa distância, um calçado com maior amortecimento vai garantir conforto e evitar lesões por desgaste.

Vida Útil

Uma causa comum de lesões se deve ao uso de calçados velhos e gastos. Assim como qualquer outro produto, tênis de corrida têm prazo de validade e uma vida útil que devem ser respeitados. Para se ter uma ideia, em geral, os calçados mais leves duram, em média, de 500 a 800 quilômetros.

Porém, mais importante do que calcular os metros percorridos é ficar atento ao estado do tênis. Sinais como desgastes excessivos na sola indicam que o equipamento deve ser trocado. Mesmo assim, fique atento. Muitos calçados que estão aparentemente inteiros já podem ter perdido sua capacidade de amortecimento e estabilidade, podendo causar dores e lesões.

Por isso, na hora da compra, consulte uma loja especializada. Desse modo, você poderá se informar sobre as melhores marcas e modelos, ajudando na escolha de um tênis que ofereça durabilidade e resistência e faça o investimento valer a pena.

A Sport Tennis é uma loja especializada em calçados para a prática de diferentes esportes. Na nossa linha Running, você vai encontrar modelos masculinos, femininos e infantis para todos os tipos de pisadas, bolsos e gostos, além de roupas e acessórios para a corrida. Acesse o nosso site e conheça mais!

Compartilhar: