Como escolher a mochila escolar para o seu filho

Janeiro está no fim e agora é a melhor época para começar a comprar os materiais escolares do seu filho. Mas para efetuar uma boa compra, é importante pesquisar tudo, desde as marcas, durabilidade do produto, até o preço. Para isso, a pesquisa pode ser feita toda pela internet, de loja por loja, ou então pessoalmente.

Um dos produtos fundamental na compra escolar é a mochila que seu filho usará para carregar o material. E um dos erros que os pais cometem com mais frequência, é comprar uma mochila observando apenas a beleza dela, sem pesquisar outros fatores, como a durabilidade e, principalmente, a segurança que a mochila oferece.

Não é raro encontrar crianças que desde pequenas tem dores nas costas e andam com a postura torta. Um dos principais motivos para isso é que o aluno geralmente carrega materiais pesados e, ao utilizar uma mochila não segura, o peso carregado não é distribuído igualmente nos ombros, o que sobrecarrega e causa dores em quem está com a mochila. O ideal é que o peso dentro da mochila não ultrapasse 10% do peso da pessoa.

Para saber se a mochila que seu filho usa não é boa para ele, observe se a criança/adolescente sente dor ao colocar ou tirar a mochila; desconforto ao carregar o peso; se a postura fica correta quando ele carrega a mochila, e se ele reclama de dor ou formigamento nos braços e costas. Se algum desses sintomas ocorrerem com seu filho, o ideal é trocar a mochila para uma melhor e mais segura, caso contrário, ele poderá desenvolver problemas graves como lesão na coluna, má postura, desgaste nas articulações e problemas de circulação.

Para que você não erre na hora de escolher a mochila para o seu filho, nós separamos algumas dicas para você! Confira:

Tamanho

A mochila não pode ser maior que o seu filho. Quanto mais espaço ela tiver, mais coisas seu filho irá carregar dentro dela. Sempre verifique se ele está carregando o essencial e não a mais do que o necessário. É possível encontrar mochilas lindas e seguras. Por isso, pesquisa muito antes de comprar os produtos.

Estrutura

Opte pelas mochilas que têm alças largas, pois elas ajudam a distribuir o peso pelo corpo, evitando que as costas sejam sobrecarregadas e que seu filho ande com a postura torta. Além disso, o ideal é que as alças sejam acolchoadas e ajustáveis.

Reforço

A mochila precisa ser reforçada, principalmente se o seu filho for adolescente, pois o material é pesado e em grande quantidade. Opte pelas mochilas acolchoadas, pois elas ficam mais confortáveis no corpo e protegem as costas de objetos pontudos, como réguas e compasso.

Evite a dor

É possível carregar uma boa quantia de peso sem forçar ou machucar as costas. O primeiro passo é ensinar o seu filho a não carregar a mochila apenas em um ombro. O material escolar mais pesado precisa ficar próximo às costas, assim como os menos pesados devem ficar para o fim da mochila. Mostre para seu filho que é muito importante andar com as costas retas, e não puxando o ombro para a frente do corpo.

 

Compartilhar: