A Importância de Usar um Tênis Adaqueado para Cada Atividade Física

O tênis certo é capaz de minimizar as consequências negativas causadas por uma pisada errada e de qualquer sobrecarga causada pelo impacto gerado durante o exercício físico. Ou seja, o tênis certo para cada momento também é responsável pela sua saúde, já que trabalha evitando acidentes, lesões, danos musculares e fraturas. O impacto que o corpo humano sofre durante a execução de uma atividade física é transmitido desde as pontas dos pés até a coluna vertebral, ou seja, este impacto do calçado adequado é grande e reflete no corpo todo.

A grande variedade de calçados disponíveis vai muito além de apenas o design. Cada modelo muitas vezes tem como finalidade melhorar o desempenho do esportista em uma modalidade específica sem causar danos à sua saúde.

Alguns dos fatores importantes a serem observados na hora de escolher um tênis para garantir o menor impacto negativo no corpo são:

  • Amortecimento

O amortecimento trabalha com a redução de impacto sobre as articulações durante a atividade, assim evitando possíveis lesões nas articulações. O tênis ideal é mais alto na parte de trás e mais baixo na parte frontal, porém sempre macio em ambas as regiões.

  • Tração

No calçado a tração é simplesmente o contato com o chão e a resistência ao deslizamento do pé em relação ao chão. No geral, solados com uma borracha macia geram uma maior aderência ao solo.

  • Flexibilidade

Muito relacionado ao conforto interno, a flexibilidade é necessária em atividades que requerem determinada elasticidade para a realização de deslocamentos. Ao pegar o tênis na mão e tentar torcer o mesmo, é possível facilmente analisar a presença deste tópico.

  • Ventilação

Um calçado com boa ventilação também é importante para a segurança, saúde dos pés e o conforto. O tênis preferencialmente deve apresentar uma boa entrada de ar e saída do suor. Por isso tênis impermeáveis não são boas opções para a prática de atividades físicas, isso graças a sua relação com o suor.

  • Durabilidade

É como o tênis lida com a relação da qualidade em relação ao tempo de uso. Por exemplo, uma sola gasta é sinal de que já está na hora de trocar o calçado.

  • Leveza

É basicamente o peso do calçado, e a forma que esse peso pode influenciar no desempenho final. Já que quanto mais leve for o tênis menos você vai senti-lo na hora de praticar o exercício.

  • Estabilidade

A estabilidade do calçado está conectada diretamente a neutralização do tipo de pisada de acordo com a atividade exercida.

Por exemplo:

O tênis Tênis Nike Flex Adapt TR promove leveza, amortecimento,com boa ventilação, promete alta durabilidade e estabilidade. Por isso promove um treino de qualidade em várias áreas, sendo assim um calçado coringa para quem quer começar a treinar mas ainda não se decidiu por uma área específica.

Ao levar em consideração todas essas características, é possível escolher o melhor calçado para cada tipo de prática de atividade física e com isso, melhorar o desempenho esportivo e ao mesmo tempo minimizar todos os riscos de lesões durante a prática. A questão é conhecer o calçado e o exercício que vai ser praticado.

Compartilhar: