7 Benefícios Que a Corrida Traz Para Sua Saúde

A corrida é um dos exercícios físicos mais completos em benefícios à saúde e um dos jeitos mais eficientes para quem deseja perder peso saudavelmente. Correr é um dos esportes mais democráticos do mundo, sendo necessário apenas um bom par de tênis e um pouco de motivação para começar a praticar.

Algumas pesquisas comprovam que exercícios físicos intensos, quando praticados corretamente, trazem benefícios à saúde de forma cumulativa. Quer dizer, quanto mais se pratica, mais ganhos o esporte renderá. E a corrida entra nessa categoria.

Para se ter uma ideia, um estudo recente concluiu que correr de forma constante, apenas dez minutos por cinco vezes na semana, já é o suficiente para reduzir o risco de morte precoce. A pesquisa ainda mostra que os maiores benefícios são observados não em quem corre grandes distâncias, mas entre as pessoas que praticam o exercício com mais frequência, há pelo menos seis anos.

Sendo assim, mais do que a perda peso, a corrida é um esporte que rende uma série de outros ganhos para o corpo e para a mente. Confira a seguir 7 benefícios que esse esporte pode trazer para a sua saúde.

1. Ajuda no Emagrecimento

Correr é uma das atividades que mais queimam calorias, durante e depois do treino. Isso porque a corrida é um esporte que acelera o metabolismo e gera o chamado “afterburn”, em que ocorre a queima calórica por conta do consumo de oxigênio do organismo, mesmo após o exercício. Um treino pode levar à perda de 500 a 600 calorias por hora, ajudando, especialmente, na redução de gordura abdominal.

Correr faz com que o corpo libere os hormônios glucagon, cortisol e adrenalina, que fazem o organismo utilizar gordura como fonte de energia. Além disso, durante a corrida também são liberados hormônios da tireoide, responsáveis por controlar o metabolismo. É isso que faz com que ele fique acelerado e queime gordura mais rapidamente.

2. Aumenta a Sensação de Bem Estar e Felicidade

A corrida é uma prática extremamente gratificante, ajudando a melhorar o humor. Isso se deve à liberação de outros hormônios, a endorfina e endocabunoide, responsáveis pela sensação de bem estar no organismo. Um único treino de 30 minutos já é o suficiente para render benefícios ao humor.

Por tudo isso, correr protege o corredor contra ansiedade, ajuda na prevenção e no combate à depressão e alivia o estresse, ajudando na liberação da energia acumulada e até mesmo evitando dores de cabeça tensionais.

3. Auxilia na Prevenção de Doenças

Bem como outros esportes, a corrida é uma atividade física extremamente benéfica na prevenção de doenças. Pessoas fisicamente ativas são menos propensas a desenvolver câncer, entre eles o câncer de mama, por exemplo.

Correr também auxilia na redução da osteoporose, uma vez que favorece o aumento da densidade óssea do corredor. E isso não é tudo. A corrida faz com que o organismo queime o excesso de açúcar presente no sangue, melhorando a captação de glicose e diminuindo os riscos de diabetes. Por fim, correr ainda ajuda a manter a saúde dos vasos sanguíneos em dia, atuando na prevenção de AVCs e derrames.

4. É Bom Para o Coração

Como dissemos, correr de cinco a dez minutos por dia em velocidades lentas já é o suficiente para reduzir pela metade o risco de morte precoce por doenças cardiovasculares. Quando corrermos, aumentamos a frequência cardíaca, fortalecendo o coração e melhorando sua capacidade de bombeamento de sangue. Desse modo, durante a corrida, os vasos se expandem e se contraem com mais força, ajudando a manter a pressão arterial em uma faixa saudável.

A corrida ainda auxilia no controle dos níveis de colesterol do corpo, atuando na redução do LDL, o chamado colesterol ruim, e no aumento dos níveis de HDL, conhecido como colesterol bom.

5. Melhora a Saúde Mental

A corrida é um esporte que ajuda a evitar o declínio mental com o avançar da idade, auxiliando na retenção da memória e em uma maior capacidade de concentração. Isso porque correr regularmente melhora a saúde dos vasos que transportam sangue e oxigênio até o cérebro, mantendo a irrigação de áreas específicas do órgão ligadas à memória.

Correr aumenta a produção de células no hipocampo, área do cérebro responsável pela memória e aprendizagem, prevenindo a degeneração dos neurônios nessa região. Com isso, a corrida ainda auxilia na prevenção de doenças mentais, como Alzheimer e demência.

6. Faz Bem Para Músculos, Ossos e Articulações

Correr é um exercício de alto impacto. A cada pisada, transfere-se mais de três vezes a massa corporal do corredor para suas pernas, articulações e coluna. O que pode parecer prejudicial, na verdade também traz benefícios à saúde – desde que seja usado um bom par de tênis para absorção dos impactos. Toda vez que o corredor pisa vigorosamente no chão, ocorre um fortalecimento dos ossos, cartilagens e músculos das pernas.

Com isso, a corrida ainda reduz os riscos de artrite, especialmente nos joelhos, e, como dissemos, diminui a incidência de osteoporose. Além disso, esse impacto auxilia na tonificação muscular das pernas, trabalhando músculos internos e externos das coxas, panturrilhas e até os glúteos. Isso ajuda no controle dos níveis de gordura corporal e na redução da flacidez.

7. Aumenta a Longevidade e Retarda o Envelhecimento

Com tantos benefícios específicos à saúde, é natural de se imaginar que a corrida aumente a longevidade dos praticantes. A melhora das funções cardíacas, respiratórias e a prevenção a diversas doenças ocasionadas pela prática regular da corrida, aumenta, em média, a expectativa de vida dos homens em seis anos e das mulheres em cinco.

Por fim, correr é uma prática extremamente útil para retardar os efeitos do envelhecimento sobre o organismo, mantendo a pessoa com a aparência mais jovem e deixando corpo e mente sãos. Além disso, o esporte faz bem para a pele e para os cabelos.

Por incrível que pareça, esses são apenas alguns dos principais benefícios da corrida para a saúde. Contudo, é importante ressaltar que o corpo de cada um reage de uma maneira, e que não existem milagres para se manter saudável.

Se deseja começar a correr, procure um especialista e faça uma baterias de exames. Certifique-se de que está apto à prática desse esporte e o faça de maneira saudável e equilibrada. Mesmo sendo um corredor experimente, faça um acompanhamento médico frequente.

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